01. (Unimontes – junho/2009) A tirinha abaixo apresenta um diálogo entres dois animais. Observe-a.
Estabelecendo uma relação entre o diálogo apresentado e o método científico, analise as alternativas abaixo e assinale a CORRESPONDENTE à etapa de uma pesquisa que melhor justifica a apreensão de um dos animais e o pedido de calma do outro.
a) Levantamento de hipótese.
b) Conclusões.
c) Análise de resultados.
d) Experimentação.
02. (Unimontes/2009) No nosso cotidiano, acontecem, geralmente, coisas que servem para ilustrar determinados estudos teóricos.
A contextualização é um meio muito utilizado para enriquecermos nosso conhecimento. As figuras a seguir mostram elementos que exemplificam essa idéia. Observe-as.
De acordo com as figuras e o assunto abordado, analise as alternativas a seguir e assinale a que REPRESENTA os passos correspondentes à experimentação (parte prática) evidenciada no desenvolvimento de uma pesquisa científica.
a) I, II e III.
b) I e III, apenas
c) I e II, apenas.
d) II e III, apenas.
03. Os
seres vivos possuem composição química diferente da composição do meio onde
vivem. Os elementos presentes nos seres vivos se organizam,
desde níveis mais simples e específicos até os níveis mais complexos e gerais.
Assinale
a opção que representa a composição química média e a
ordem crescente dos níveis de organização dos seres vivos.
a) molécula, célula,
tecido, órgão, organismo, população e comunidade.
b) molécula, célula,
órgão, tecido, organismo, população e comunidade.
c) molécula, célula,
órgão, tecido, organismo, população e comunidade.
d) molécula, célula,
tecido, órgão, organismo, comunidade e população.
e) molécula, célula,
tecido, órgão, organismo, população e comunidade.
04. Relacione as colunas
( a )
autótrofo
|
( ) possui membrana nuclear
|
( b ) fotossíntese
|
( ) possui mais de uma célula
|
( c )
heterórofo
|
( ) capacidade de reagir a estímulos
|
( d )
Procarionte
|
( ) processo de produção de alimentos
|
( e )
unicelular
|
( ) se alimentam de outros seres
|
( f )
eucarionte
|
( ) o material genético não está em um núcleo
|
( g )
pluricelular
|
( ) etapas do desenvolvimento de um ser vivo
|
( h )
excitabilidade/irritabilidade
|
( ) seres que produzem seu alimento
|
( i )
ciclo vital
|
( ) possui apenas uma célula
|
05. Assinale a
alternativa que corresponde à definição de biodiversidade:
a)
Unidade vital de todos os seres vivos;
b)
Ciclo vital dos seres autótrofos;
c)
Seres que não produzem seu próprio
alimento;
d)
Seres que possuem muitas células;
e)
Diversidade de Seres Vivos no Planeta
Terra.
06. Os
seres vivos podem ser classificados de acordo com sua forma de nutrição. Seres
que produzem seu próprio alimento e seres que não produzem seu próprio
alimento. Assinale a alternativa que corresponde respectivamente a estas
definições:
a)
Unicelulares e Pluricelulares;
b)
Autótrofos e Heterótrofos;
c)
Pluricelulares e Unicelulares;
d)
Heterótrofos e Unicelulares;
e)
Pluricelulares e Autótrofos.
07.
Assinale a alternativa correspondente.
Biosfera é...
a)
Conjunto de interações formado entre os
fatores abióticos e os fatores bióticos;
b)
Conjunto de populações que vivem em uma
determinada área;
c)
Toda área do planeta habitada por seres
vivos;
d)
Conjunto de indivíduos pertencentes à
mesma espécie que vive em determinada área;
e)
Conjunto de órgãos que atuam
sinergicamente para realização de uma função específica.
08.Os representantes dos seres clorofilados, autótrofos ou
fotossintetizantes são os ___________ e realizam sua nutrição a partir da
_____________. Assinale a alternativa que completa, respectivamente a
afirmação.
a)
Animais e respiração;
b)
Vegetais e respiração;
c)
Ser humano e alimentação;
d)
Vegetais e fotossíntese;
e)
Animais e fotossíntese;
RESPOSTAS: 1-D 2-D
3-E 4-f g h b c d i a e
5-E 6-B 7-C
8- D
Nenhum comentário:
Postar um comentário