quinta-feira, 26 de abril de 2012

Sedentarismo é o principal fator para Hipertensão

Dia Nacional de Combate a Hipertensão (Fotos: Portal Infonet)
Com muita animação e atividade física os usuários da Academia da Cidade  comemoraram na manhã desta quinta-feira, 26, o Dia Nacional de Combate e Prevenção a Hipertensão na praça da Juventude, Augusto Franco.  O momento também serviu para comemorar o aniversário de oito anos da academia, que foi reconhecida pelo Ministério da Saúde como modelo para outros estados.
“O sedentarismo é o principal fator de risco para o desenvolvimento da hipertensão arterial, além da alimentação inadequada”, alertou a enfermeira Clarissa Franco. A hipertensão arterial, conhecida popularmente como pressão alta, é ocasionada principalmente pelo sedentarismo e má alimentação.

De acordo com o educador Magno Carvalho a academia possui 1500 usuários ativos, desses 30% são hipertensos controlados. “A frequência da atividade física colabora para diminuir a pressão arterial, pois a atividade faz que o sangue circule mais rápido, quando o paciente encerra a atividade a pressão arterial diminui”, explicou.
A enfermeira Clarissa Franco alerta para a preveção
Ainda de acordo com Magno, há vários casos de pacientes hipertensos que estavam com pressão alta, mas ao praticar atividade na Academia da Cidade reduziu a medicação e a pressão foi normalizada. O que confirma dona Fátima Siqueira. “Há oito anos pratico exercícios físicos com isso a minha pressão que era 14/8 normalizou. Hoje tenho cuidado com a alimentação e utilizo uma medicação reduzida” , disse.

Alimentação
A má alimentação é outro fator que colabora para o desenvolvimento da hipertensão arterial. “ Vários alimentos ricos em sal, as frituras e conservantes contribuem junto com o sedentarismo para ocasionar a pressão alta”, informou a Clarissa Franco.  A recomendação é realizar três vezes por semana atividade física por cerca de 30 minutos.
Educador Físico destaca a importância de praticar atividade física
Prevenção

As atividades precisam ser orientadas por profissionais. Segundo o coordenador da Academia da Cidade, Magno Carvalho, a academia possui 17 polos espalhados em 15 bairros de Aracaju, onde as pessoas podem frequentar gratuitamente. “A atividade  física atua como ação medicamentosa. Por isso, esta ação de divulgação da importância dos exercícios físicos, com isso ampliaremos a academia com mais dois polos, um bairro Coroa do meio e outro no Santa Tereza”, afirmou.
Utilize o espaço comentários e fale sobre os seus hábitos e o que costuma fazer para ter uma vida mais saudável.
Por Adriana Freitas e Kátia Susanna

domingo, 15 de abril de 2012

Africanos vencem maratona de Paris e estabelecem novos recordes


O queniano Stanley Biwott e a etíope Tirfi Beyene venceram neste domingo a 36ª edição da maratona de Paris, estabelecendo dois novos recordes da prova.

Biwott cronometrou 2h05min11s segundos ao final dos 42,195 km. O queniano também conseguiu este ano a vitória na meia maratona disputada em 4 de março.
"Estava em boas condições físicas, tinha certeza que podia fazer uma boa corrida no começo e decidi assumir a liderança no km 30. A Maratona de Paris tem um bom percurso e é bom para treinar antes dos Jogos Olímpicos", disse Biwott.
Na disputa feminina, o título e o novo recorde da prova ficaram nas mãos da etíope Tirfi Beyene, que completou os 42km em Paris após 2h21min39s. A turca Sultan Haydar foi a segunda colocada, logo à frente da também etíope Makda Harun.
Antes deste domingo, a melhor marca da Maratona de Paris era do queniano Vincent Kipruto, que venceu a prova em 2009 com o tempo de 2h05min47s.