quarta-feira, 21 de setembro de 2011

QUESTÕES DE RECUPERAÇÃO 
BIOLOGIA 2º ANO

01. (UFMG/97) As figuras abaixo foram extraídas da bula de um medicamento e representam procedimentos que podem ser adotados na prevenção de algumas doenças.
Das protozooses abaixo a única que pode ser evitada por esses procedimentos é a:
a) amebíase
b) doença de Chagas
c) leishmaniose
d) malária



02. Todos os seres vivos (exceto os vírus) são formados por células. De acordo com o tipo estrutural de células que os compõem, os organismos podem ser classificados em eucariontes ou procariontes.

Assinale a alternativa correta.
a) Os protozoários e as bactérias possuem células eucarióticas.
b) Os fungos (bolores e leveduras) possuem células eucarióticas.
c) Os fungos e as bactérias possuem células procarióticas.
d) As bactérias e as algas possuem células eucarióticas.
e) As bactérias e os protozoários possuem células procarióticas.


03. São organismos pioneiros na sucessão ecológica, que atuam como produtores em lugares inóspitos e que apresentam os sorédios, eficientes estruturas de dispersão, formados por algas envolvidas por filamentos de fungos. Esta caracterização refere-se a:
a) micorrizas.
b) liquens.
c) bolores.
d) briófitas.
e) protozoários.


04. (FAFEOD/97) Que relação entre a doença, o agente etiológico e o vetor é INCORRETA?
a) Doença de Chagas - Trypanosoma cruzi - barbeiro Tryatoma sp.
b) Doença do sono - Trypanosoma gambiense - mosca tsé-tsé Glossina sp.
c) Disenteria - Entamoeba histolytica - molusco Biomphalaria sp.
d) Malária - Plasmodium sp - mosquito Anopheles sp.
e) Úlcera de Bauru - Leishmania brasiliensis - mosquito Phlebotomus sp.
  05. (UFCE/99) A Doença de Chagas continua causando muitas mortes no Brasil e em países pobres do mundo. O texto a seguir sobre esta doença é hipotético. Leia-o com atenção.
"Um paciente residente na periferia de Fortaleza procurou o posto médico, queixando-se, entre outras coisas, de febre, anemia, cansaço e hipertrofia ganglionar. Após os exames clínico e laboratorial, diagnosticou-se, corretamente, que ele estava com a Doença de Chagas. Ao tomar conhecimento do caso, um professor resolveu discutir o caso com seus alunos, solicitando que eles opinassem sobre que medidas deveriam ser tomadas para controlar a propagação da doença. Os alunos apresentaram cinco sugestões".
Dentre as sugestões apresentadas pelos alunos, a única inteiramente correta é:
a) isolamento do paciente, para evitar o contágio com outras pessoas, pois a doença se propaga também pela inalação do ar contaminado;
b) campanha de vacinação em massa, em Fortaleza e por todo o estado do Ceará, para evitar uma epidemia na cidade.
c) aplicação de inseticidas em toda a cidade, para eliminação do Aedis aegypti, inseto transmissor do Trypanosoma cruzi, agente causador da doença;
d) vacinação de cães e eliminação de cães de rua, pois eles são reservatórios naturais de protozoários do grupo Trypanosoma;
e) proteção das portas e janelas com telas, a fim de evitar a entrada do barbeiro, inseto transmissor da doença, nas residências".

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Concurso Público 001/2011

Concurso Público para provimento dos cargos públicos efetivos do Quadro do Magistério da PREFEITURA MUNICIPAL DE ESTÂNCIA


Para Mais informações acesse
http://www.legitimusassessoria.com.br

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Etapa de Aracaju do Circuito Caixa Maratoninha reunirá cerca de 1.500 crianças na Orla da Atalaia
09-09-2011 01:09:47
Da Redação: Fonte - Caixa
A cidade de Aracaju receberá no dia dezoito de setembro mais uma etapa do Circuito Caixa de Maratoninha, maior evento de corrida infantil do Brasil. O medalhista olímpico do atletismo brasileiro Edson Luciano será o padrinho da prova e acompanhará os atletas mirins durante a competição que reunirá, na praça de eventos da Orla de Atalaia, cerca de 1.500 crianças com idade de 6 a 12 anos.


Os atletas mirins participarão de uma corrida em um circuito de aproximadamente 300m e os vencedores de cada uma das provas receberão uma bicicleta de dezoito marchas como prêmio. Ao todo serão distribuídas cerca de setenta bicicletas. Todas as crianças que participarem das provas, independentemente do resultado alcançado, receberão camisa, boné, lanche e medalha de participação.


Para a competição as crianças serão divididas em três faixas que levarão em conta o sexo e a idade: 6 a 8 anos, 9 e 10 anos , e 11 e 12 anos. Também haverá uma prova exclusiva para crianças portadoras de necessidades especiais.


No local será armada uma arquibancada com capacidade para 1.500 pessoas para acomodará os pais que torcerão devidamente uniformizados com camisas e bonés fornecidos pela Caixa.


As inscrições serão abertas no dia doze de setembro e poderão ser feitas somente na agência da Caixa localizada na Avenida Hermes Fontes, nº 2120, Bairro Luzia, próxima à rótula de acesso ao Bairro Jardins, em Aracaju.

domingo, 4 de setembro de 2011

Boa reflexão Ana Luiza!!!
================================================
Ataque Premeditado aos Direitos dos Trabalhadores em Educação. ( Ana Luzia Costa Santo )


A Educação Pública passa por um período difícil. O governo estadual e o municipal tentam fazer a opinião das pessoas de que educação boa é a privada! Os gestores estaduais e municipais estão desmantelando a educação pública para justificar o ataque que farão aos direitos conquistados pelos professores ao longo de séculos de luta por melhores condições de trabalho e de remuneração. A prática é a mesma que fizeram antes da privatização do Sistema Telebrás (sucateamento das instalações físicas dos prédios e precarização do trabalho). São assim que agem para depois fazer o ataque, não cumprindo a lei do Piso, impondo Avaliações de Desempenho que criminalizam o professor pelo insucesso do aluno na aprendizagem sem Avaliar o Sistema Educacional como um todo. Avalia-se só a Escola, sem considerar os problemas sociais, a política educacional que, sinceramente, não existe, impossibilitando o bom desempenho do trabalho eximindo
as secretarias de educação da responsabilidade dos graves problemas que afetam a Educação Pública.